PREFEITURA MUNICIPAL REALIZA LIMPEZA DE CÓRREGO SANTA TEREZA

por Prefeitura Municipal de Santa Tereza do To publicado 01/11/2017 07h51, última modificação 01/11/2017 07h51

A prefeitura municipal de Santa Tereza, por meio da Secretaria de Meio Ambiente realizou na última sexta feira (27), um evento de limpeza dentro e nas margens do córrego Santa Tereza, que contorna a cidade. A ação envolveu os servidores municipais, os vereadores e a população de modo geral.

A secretária da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, Sinária Maria Nunes Matos Jorge,  afirmou que 'já está sendo estudando uma outra data, o mais rápido possível para fazer outra limpeza, haja vista que o período chuvoso está se aproximando”, informou.

A limpeza das margens e dentro do córrego prevê a restauração do mesmo, tendo em vista que o riacho corta toda a cidade e faz parte da história do município. Esse trabalho de recuperação ajuda a prevenir e combater as longas estiagens que atingem as cidades na falta de chuva. Como vem acontecendo em diversas regiões do Tocantins.

A exemplo disso, estão os problemas de estiagem que o município de Xambioá vem enfrentado por conta da seca do rio Araguaia. Outro caso de seca no estado está na Ilha do Bananal. Na última semana foi realizado um resgate de animais. Em algumas áreas da ilha, os rios secaram ou se tornaram lama, matando os animais de sede e fome. Os que ainda lutavam para se manter vivos, foram levados para outros locais.

Diante desses problemas, a prefeitura de Santa Tereza e a Secretaria de Meio Ambiente do município, enfatizam a importância desses cuidados com os rios e córregos que banham as cidades. Tendo em vista que faz parte da renda ou do próprio consumo dos moradores.

Santa Tereza, cidade da região central do Tocantins, foi criada no dia 5 de outubro de 1989, originando-se da divisão do município de Novo Acordo.